.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Paraguaçu confirma os dois primeiros casos de dengue em 2024; Saúde intensifica busca ativa e orientações

O primeiro caso positivo é de um morador do centro, que não apresenta mais sintomas. Já o segundo caso foi registrado na Barra Funda. Os agentes estão realizando um trabalho de conscientização, busca ativa, controle e eliminação de criadouros.


Paraguaçu confirma os dois primeiros casos de dengue em 2024; Saúde intensifica busca ativa e orientações

O município de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde e a Vigilância em Saúde, confirmou os dois primeiros casos de dengue na cidade em 2024. O primeiro caso positivo é de um morador do centro, que não apresenta mais sintomas.

O segundo caso foi registrado na Barra Funda, próximo a Unidade de Saúde Barra Funda II. De acordo com o monitoramento realizado pelo Departamento de Saúde e Vigilância em Saúde, a pessoa esteve na cidade de Assis dias antes de manifestar os sintomas, o que leva a crer que a contaminação tenha ocorrido na cidade vizinha.

Para tentar conter a transmissão, a equipe de Combate às Endemias está realizando uma intensificação em um raio de 200 metros dos locais, com trabalho de conscientização, busca ativa, controle e eliminação de criadouros.
Os agentes também orientam sobre os sintomas e que a Unidade de Saúde deve ser procurada o mais rápido possível e nunca fazer uso da automedicação.


Desde o início do ano, 49 casos foram notificados, destes 2 casos positivos, 8 negativos e 39 aguardam resultados de exame.

Segundo o Diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, a população precisa estar em alerta e também ajudar no combate à dengue.
“Estamos em um período muito complicado, pois as chuvas e o sol fazem a combinação perfeita para aumentar a infestação do mosquito Aedes aegypti, então manter os quintais livres de materiais que possam acumular água, manter calhas sempre limpas, caixas d' água sempre fechadas e vedadas, evitar vasos e plantas que acumulem água, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, guardar pneus em locais cobertos, lavar bebedouros de animais de estimação uma vez ao dia, entre outros, ainda é a melhor saída para combater a dengue” e completou: “É necessário que a população seja parceira nessa luta e faça a sua parte verificando seus quintais, não deixando água parada, e eliminando criadouros, pois essa ainda é a melhor saída no combate o mosquito” disse.

Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta;
- Dores musculares intensas;
- Dor ao movimentar os olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Em caso de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. A dengue mata!


 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista

420 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.