Saúde - Quarta-feira, 03 de Julho de 2024

Vigilância em Saúde de Paraguaçu Paulista orienta sobre prevenção às Zoonoses

Vigilância em Saúde de Paraguaçu Paulista orienta sobre prevenção às Zoonoses

Dia 6 de julho foi escolhido como um dia nacional de conscientização para o combate às zoonoses.

E você sabe que tipos de doenças são essas? A equipe técnica da Vigilância em Saúde de Paraguaçu Paulista explica que as zoonoses são doenças infecciosas que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. Essas doenças podem ser causadas por bactérias, vírus, parasitas, fungos e príons. Alguns exemplos comuns de zoonoses incluem a Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Toxoplasmose e a Gripe Aviária.

As zoonoses podem ser transmitidas de várias maneiras, incluindo o contato direto com animais infectados, ingestão de alimentos ou água contaminados e picadas de insetos vetores. A transmissão também pode ocorrer indiretamente por meio de objetos contaminados.

A prevenção é a chave para evitar a transmissão de zoonoses. Aqui estão algumas medidas importantes que podem ajudar a reduzir o risco de infecção:

1. Mantenha uma boa higiene pessoal: lave as mãos regularmente com água e sabão, especialmente após o contato com animais ou suas fezes.

2. Controle de pragas: mantenha seu ambiente limpo e livre de pragas, como pulgas e carrapatos.

3. Manipulação segura de alimentos: cozinhe bem a carne e os ovos para eliminar possíveis agentes infecciosos. Lave frutas e vegetais antes de consumi-los. Evite o consumo de alimentos crus ou mal cozidos.

4. Evite o contato com animais doentes: se um animal de estimação ou animal selvagem parecer doente, evite o contato direto. Procure orientação de um médico veterinário.

5. Mantenha boas condições de higiene animal: mantenha os animais limpos e bem-cuidados. Limpe regularmente as áreas onde eles vivem e evite o acúmulo de fezes ou urina.

6. Vacine-se e vacine seus animais de estimação: verifique as vacinas recomendadas para você e seus animais de estimação, com um profissional de saúde ou veterinário. A vacinação adequada pode prevenir várias zoonoses.

Fonte: Vigilância em Saúde