.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com o status de projeto oficial, a iniciativa agora conta com a inclusão do Departamento de Assistência Social, um novo espaço para os encontros e a distribuição de kits maternidade para as participantes assíduas.
O Maternidade Real, um curso idealizado pelo Departamento de Saúde em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu, teve seu retorno no dia 11 de fevereiro, atraindo um número ainda maior de gestantes e mães no pós-parto. Com o status de projeto oficial, a iniciativa agora conta com a inclusão do Departamento de Assistência Social, um novo espaço para os encontros e a distribuição de kits maternidade para as participantes assíduas.
O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, deu as boas-vindas às novas participantes e destacou a importância do projeto. “Este projeto e o do posto de coleta de leite humano são alguns dos que mais nos orgulham, pois impactam positivamente a vida de várias famílias”, afirmou.
Após suas palavras, as especialistas que conduzirão as atividades semanais se apresentaram e compartilharam suas áreas de atuação. A psicóloga Sônia abriu o ciclo, seguida pela nutricionista Roberta, a fonoaudióloga Isabela, a assistente social Renata, a coordenadora da atenção básica Deise, a enfermeira Sandra, a enfermeira obstetrícia e coordenadora da maternidade da Santa Casa, Lidiane, a farmacêutica Cíntia, a fisioterapeuta Lívia e a psicóloga perinatal Isa.
Em seguida, cada mãe gestante ou mãe presente teve a oportunidade de se apresentar e contar sobre sua gestação ou o tempo que tem com seu bebê. Um relato tocante foi feito por Neia, uma mãe atípica que compartilhou sua jornada com sua filha com paralisia cerebral. Sua experiência foi tão inspiradora que ela foi convidada pela equipe multidisciplinar para liderar uma das palestras do projeto.
As mães veteranas receberam diplomas em reconhecimento à sua participação e uma delas se destacou ao atender os pré-requisitos para ganhar um kit maternidade. A Diretora do Departamento de Assistência Social, Cátia Aparecida da Silva, presenteou-a com uma linda bolsa repleta de itens essenciais para os cuidados com o bebê. A emoção estava à flor da pele! Para receber o kit também, as demais gestantes devem participar de pelo menos oito encontros e ter mais de 32 semanas de gestação.
As reuniões do projeto acontecem na Sala de Conselhos do Departamento de Assistência Social todas as terças-feiras às 8h da manhã. Contudo, na próxima semana haverá uma exceção: um bombeiro estará presente para demonstrar manobras de desengasgo usando um boneco. Como o interesse pelo tema não se resume a gestantes e mães recentes, o encontro será realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Paraguaçu, às 8h30 da manhã, para que mais pessoas possam participar.
Ao final do encontro, todas as participantes receberam um brinde especial oferecido por Cátia e puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, estreitando os laços entre elas e as especialistas responsáveis pelo projeto.
Fonte: Departamento Municipal de Saúde
.
.
.
.