.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Enfermeira Estomaterapeuta Kellen Malamão compartilha conhecimentos com profissionais da saúde sobre o tratamento de feridas
Hoje, 20 de março, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, foi realizada uma capacitação com enfermeiros e médicos das unidades do Departamento de Saúde do Município sobre avaliação de feridas e indicação de coberturas, conduzida pela Enfermeira Estomaterapeuta Kellen Malamão. Essa capacitação é fruto de uma parceria entre o Departamento e o laboratório Soquimica, que já acontece há dois anos e meio.
Kellen vem a Paraguaçu semanalmente para acompanhar a cicatrização dos pacientes da cidade. Um dos pontos importantes abordados por Kellen foi que Paraguaçu já não apresenta pacientes com feridas crônicas, embora ainda haja jovens, especialmente diabéticos, que necessitam de atenção especial devido a feridas relacionadas à doença. Ela mencionou que está alinhando com a coordenadora da Atenção Básica, Deise Ramalho, um treinamento para capacitar os diabéticos da cidade na prevenção e tratamento dessas feridas.
Durante a capacitação, Kellen discutiu os estágios da cicatrização e os requisitos essenciais para uma cicatrização eficaz. "Uma série de fatores contribuem para a cicatrização, como o meio úmido ideal, proteção das bordas da ferida, gerenciamento do exsudato (líquido inflamatório), controle de carga microbiana, remoção de tecido morto e limpeza adequada do leito. Além disso, fatores como comorbidades, nutrição, idade, sistema imunológico e vascularização também influenciam nesse processo", explicou.
Ela enfatizou a importância de uma análise individualizada dos pacientes e suas particularidades para definir a melhor abordagem de tratamento. Kellen também apresentou diversos medicamentos e novas tecnologias aplicáveis ao tratamento de feridas, detalhando quais são mais eficientes em cada caso. A enfermeira ensinou como analisar as lesões para um tratamento mais eficaz, diferentes técnicas de limpeza e manejo de tecido necrosado, além das mais avançadas tecnologias disponíveis para coberturas de ferimentos.
Fonte: Departamento de Saúde
.
.
.
.