.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Propostas foram construídas junto das comunidades por meio dos CRAS
Nesta quinta-feira (26), o Departamento de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com o objetivo de fortalecer e reafirmar a Assistência Social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação que são os usuários.
Neste ano, em razão dos protocolos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o evento limitou a participação presencial e foi transmitido ao vivo pelo Facebook da prefeitura para toda a população. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito municipal, do presidente da Câmara de Vereadores, dos delegados eleitos e suplentes, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e da diretora do Departamento de Assistência.
Após abertura oficial e aprovação do Regimento Interno, houve a apresentação das propostas colhidas durante as ações da pré-conferência junto às comunidades. As propostas elencadas foram aprovadas pelos delegados presentes e serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS-SP) que as avaliará e conduzirá para a 12ª Conferência Estadual a ser realizada em outubro.
O prefeito Antian destacou o trabalho da Assistência que tem sido uma importante base de sustentação no enfrentamento dos impactos ocasionados pela pandemia. “As ações de acolhimento e inclusão tem sido primordiais em meio aos desafios que este momento nos impõe”, afirmou.
A Conferência foi conduzida pela consultora em Políticas Públicas, Maria Aparecida Finotti Oliveira, que atua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) há 30 anos e auxiliou no desenvolvimento da Conferência. “O município se engajou muito e, apesar da pandemia, conseguiu mobilizar a população para a construção das propostas. Foi um encontro de muita qualidade na reflexão e defesa dos projetos”, destacou.
Os trabalhos, segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência, Débora Francine Baracho da Silva, foram muito positivos. “Mesmo com as dificuldades deste momento, estabelecemos projetos que vão com toda certeza somar para o País”, disse.
Uma das delegadas eleitas, Viviane Lima dos Santos representou a comunidade do Vila Nova na votação das propostas e definiu a realização da Conferência como um avanço. “Foram eixos temáticos muito importantes que atendem desde o trabalhador da Assistência até a população.”
Para a diretora de Assistência Social, a conferência foi um espaço amplamente democrático. “As proposições escolhidas são relevantes e atendem a realidade da população. Saímos muito satisfeitos deste encontro que saiu melhor do que o planejado”, afirmou.
.
.
.
.